Emater-RN e Cooafarn inauguram Mercado da Terra em Barra de Tabatinga

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015 Pôla Pinto

Para estimular a comercialização de produtos da agricultura familiar no litoral, a Emater-RN e a Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Cooafarn), inauguram na próxima sexta-feira (30) a Central de Comercialização da Agricultura Familiar - o Mercado da Terra, o primeiro desse porte na região. Localizado em Barra de Tabatinga, na rua principal, o mercado será aberto oficialmente ao público às 14h30, com a apresentação do Boi de Reis de Manimbu. O projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, do Sebrae-RN e da Fundação Banco do Brasil.

Comidas regionais, artesanato e produtos diversos, oriundos de assentamentos e de pequenas propriedades familiares, são os destaque do estabelecimento, que possui nove boxes de comercialização. O prédio pertence à Emater-RN e foi cedido à Cooafarn através de um Termo de Cessão de Uso, assinado no dia 30 de dezembro passado, válido por quatro anos e prevê uma gestão compartilhada entre as duas instituições.

A Emater-RN fica responsável pelo apoio técnico, a contribuição com as negociações visando outras políticas públicas e fontes de investimento privado de apoio ao projeto territorial, entre outras competências.

À Cooafarn compete a gestão do espaço, o acompanhamento às atividades, a solicitação de assessoria técnica à Emater quando julgar necessário e prestação de contas trimestralmente à instituição quanto às ações desenvolvidas e às condições do prédio.

Segundo a diretora financeira da Cooafarn, Fátima Torres, a expectativa da parceria é valorizar a produção familiar e desenvolver o comércio daquela região litorânea, não apenas no período de veraneio, mas durante o ano inteiro. O Mercado da Terra funcionará durante o veraneio todos os dias da semana das 9h às 17h.

O Mercado da Terra foi aberto informalmente no dia 10 de janeiro. Ele disponibiliza peças de artesanato feitas artesãos autônomos de Nísia Floresta e São Gonçalo do Amarante, feitos com corda de sisal, coco e palha. Os visitantes encontram produtos do Comércio Justo e Solidário, como doces, geleias, castanhas e mel, além de arroz da terra, farinha e cajuína, entre outros. Participam da iniciativa, além da Cooafarn, o Assentamento Paulo Freire (Pureza), a Coopercaju (Serra do Mel), Cooafal (Lucrécia) e a Cooaf (Marcelino Vieira). A Associação dos Jipeiros 4x4 pretende ocupar um dos boxes e promover, no local, o ponto de partida dos passeios pelo litoral sul.
Um diferencial do Mercado da Terra é a culinária. Os visitantes poderão degustar pratos diferentes, como o “Cajuburguer”, “banana chip”, “canju” (canja de carne de caju), paçoca de caju, e bolinhos de caju, além do cardápio tradicional, como o escondidinho, tapioca, guizado, entre outras delícias regionais. O Mercado da Terra possui amplo estacionamento para visitantes e palco para apresentações culturais.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.