COLUNA EM QUESTÃO

quarta-feira, 1 de julho de 2015 Pôla Pinto

Por: Pôla Pinto

V CONFERENCIA DE SAÚDE: Com o objetivo de fomentar as discussões em relação às melhorias da saúde pública, o município de Messias Targino, realizará através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, a V Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado na sexta-feira 03 de Julho, na Câmara  de Vereadores, conforme programação iniciando  ás 08h. Um bom momento para avaliarmos  o andamento das ações de saúde  e definir  novas ações.

NOVO SECRETÁRIO: E  por falar em saúde, Caio Cesar Targino, é o novo Secretário de Saúde  de Messias Targino. Ganha o sistema de saúde local. Além de preparado com larga experiência, Caio demonstrou muita  competência  quando esteve afrente  do Hospital Regional de Caraúbas. Sucesso.


REUNIÕES DO RN SUSTENTÁVEL:   Nesta quinta e sexta –feira,  uma equipe  do Projeto   RN Sustentável,  estará  visitando  o  município de Messias Targino, onde estarão  reunidos  com os sócios das  associações  das comunidades  rurais, para  discutir os projetos das associações  que foram contempladas, junto ao RN Sustentável.  Na quinta-feira,  está programada  reuniões   nas associações rurais  União, ás 09H, e na Trincheira da Serra ás 014h. Já na sexta-feira, ás 09:h, será  na associação Esperança e ás 014h, na Associação  Cangaira.

 
HABITAÇÃO: O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, começou a discutir com os agricultores familiares do município, sobre a construção de 100 unidades  habitacionais. O trabalho  já foi iniciado e mais informações  podem ser buscada na sede da entidade em horário de funcionamento.
 
LEI ORGÂNICA  DEVERÁ SER REVISADA: O presidente   da Câmara de Vereadores de Messias Targino, vereador Zé de Zezinho, tem afirmado junto aos seus colegas, que logo após o recesso será  priorizado  o processo de revisão da  Lei Orgânica do Município (LOM) e do Regimento Interno (RI). Além de ser uma promessa de sua campanha, tanto nossa  Lei Orgânica e o Regimento Interno  do Legislativo  precisam  de  adequação. Uma boa iniciativa para o bom desempenho  do colegiado.


DISCUTINDO A CRISE HÍDRICA:  O governador Robinson Fariam  não tem medidos esforços para discutir a crise  hídrica  que aflige vários municípios  do Estado.  Na terça-feira, a tarde ele  esteve em Pau dos Ferros, com a finalidade de participar de uma reunião para discutir a crise hídrica com prefeitos daquela região. Na ocasião, ele assinou a ordem de serviço da retomada das obras do Sistema Adutor do Alto Oeste,  parada desde 2013. Após a finalização das obras, dez municípios terão seu abastecimento de água regularizado, dos quais três estão em colapso.

E A CRISE: O Senado aprovou na terça-feira (20), por 62 votos a zero projeto de lei que concede reajuste salarial escalonado para servidores do Judiciário. O texto prevê que o aumento – entre 53% a 78,56% – será concedido de acordo com a função exercida por cada servidor. Pelo projeto, o reajuste será escalonado, de julho de 2015 até dezembro de 2017, e o pagamento será feito em seis parcelas. A matéria segue agora para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff. Como diz Galvão Bueno, isso pode Arnaldo. E a tal crise.

O governo era contrário ao projeto devido ao impacto nas contas públicas. Segundo o Ministério do Planejamento, o aumento custará R$ 25,7 bilhões nos próximos quatro anos.


REDUÇÃO DA MAIORIDADE  PENAL:  A Câmara dos Deputados rejeitou, já na madrugada desta quarta-feira (1º), a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 171/93, que previa a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos de idade, para os crimes considerados "graves". No total, a proposta recebeu 184 votos contra, 303 votos a favor e 3 abstenções - por se tratar de emenda constitucional, eram necessários 308 votos a favor para que fosse aprovada. A votação contrária à proposta é vista como um duro golpe ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos principais incentivadores da medida. Porém, ele não se deu por vencido. Está decidido a realizar uma nova votação. Submeterá à apreciação dos deputados uma proposta mais draconiana. Reduz a maioridade para todos os crimes, não apenas os hediondos. Mais escola e menos prisão.

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES:  Neste domingo (5), haverá a realização de novas eleições municipais, em Luís Gomes e Carnaubais, para a escolha de prefeito e vice-prefeito. As eleições suplementares foram agendadas após decisão da Justiça Eleitoral pela cassação do mandato dos eleitos em 2012. Os vencedores dos pleitos exercerão mandato até 31 de dezembro de 2016.



 


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.