Dirigentes lamentam saída de Delegado Federal do MDA do RN

terça-feira, 17 de maio de 2016 Pôla Pinto

Uma das primeiras medidas do presidente em exercício Michel Temer  (PMDB) foi   acabar  com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que desde 2005 vinha  tendo importante ação  visando  fortalecer  as politicas publicas voltadas  para o fortalecimento da agricultura familiar.

Agora  com a fusão dos ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário, o que existe é só incerteza e prejuízo  para os agricultores familiares  que antes  recebiam toda prioridade  do governo federal.

Com a extinção  do MDA,  o  Delegado  Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio Grande do Norte,   Caramuru Paiva, que foi nomeado  em 02 de Outubro de 2015, requereu sua exoneração na  segunda-feira dia 16. A saída de Caramuru  Paiva,  vem repercutindo  em todo estado.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF), e vice-prefeito  de Messias Targino, Pôla Pinto, lamentou   tanta a extinção  do MDA    como a saída de Caramuru Paiva. “A delegacia   federal do MDA  em nosso  estado vinha  conseguindo realizar um trabalho importante  com ações  visando  a organização   do nosso sistema  de produção, garantindo acesso a vários projetos e programas”, destacou Pôla Pinto. “Através do delegado Caramu Paiva,  foi possível  fortalecer   as relações de parcerias tanto com o movimento social quanto o poder publico”, completou o dirigente.
   O  Presidente da Câmara de Vereadores de Messias Targino, vereador  Zé de Zezinho (PT), também  lamentou o ocorrido,  e disse  que em pouco tempo, o delegado Caramuru Paiva,  conseguiu  desenvolver  varias ações importantes para o fortalecimento  da agricultura familiar no estado, através do MDA.  “Além de conhecer  a realidade  dos pequenos municípios  ele mostrou muita capacidade em dialogar  com  movimentos sociais  e as prefeituras com ações importantes que  aconteceram neste período”, enfatizou  o vereador.


 Em quase 8 meses, em que esteve afrente da Delegacia  Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Estado do Rio Grande do Norte,   mesmo com um orçamento limitado e uma estrutura considerada pequena diante das demandas,  Caramuru Paiva, conseguiu  de forma inovadora  construir   uma nova dinâmica, onde  diversas ações  visando o fortalecimento da agricultura  familiar foram acontecendo em todas as regiões do estado, apesar das dificuldades. Outra  novidade, foi o dialogo estabelecido  através  das redes sociais  com a sociedade que passaram a conhecer melhor  o potencial e  papel estratégico  que é hoje  a agricultura familiar do RN.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.