Centro Padre Pedro, Sindicato e Secretaria inicia cadastramento para cisternas.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017 Pôla Pinto

No último sábado (25), uma equipe do Centro Padre Pedro Neefs,   junto com representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Messias Targino e da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, iniciaram  nas comunidades rurais do município, o cadastramento das famílias para o  programa P1MC,  que vai beneficiar  famílias da zona rural do município com  cisternas de 16 mil litros.

Segundo Maria Vera Lucia Dantas, coordenadora de Mulheres do Sintraf, que  faz parte da Comissão Municipal do Programa, o cadastramento das famílias terão continuidade  esta semana com a equipe Centro Padre Pedro Neefs,  Sintraf, Fórum da Agricultura Familiar e da  Secretaria Municipal de Agropecuária.

 Após essa etapa,  os cadastros  dos beneficiários será discutido no fórum da agricultura  e em seguida  será iniciado o processo de  capacitações em Gestão de Recursos Hídricos que será dirigida às famílias que receberão as cisternas de água de beber. Em cada curso, serão discutidos os seguintes temas: Gerenciamento dos recursos hídricos e  Cidadania. Também serão  capacitados os pedreiros e os membros da  Comissão Municipal do Programa.



   O OBJETIVO  P1MC

A convivência com o Semiárido pressupõe a adoção da cultura do estoque. Estoque de água para diversos usos - consumo humano, produção de alimentos e para servir aos animais. Estoque de alimento para família e para a criação animal. E o estoque de sementes para os próximos plantios, entre outros.

O primeiro programa desenvolvido pela ASA, no início dos anos 2000, visa atender a uma necessidade básica da população que vive no campo: água de beber. Com esse intuito nasce o Programa Um Milhão de Cisternas, o P1MC. Melhorar a vida das famílias que vivem na Região Semiárida do Brasil, garantindo o acesso à água de qualidade é o principal objetivo do Programa.

Através do armazenamento da água da chuva em cisternas construídas com placas de cimento ao lado de cada casa, as famílias que vivem na zona rural dos municípios do Semiárido passam a ter água potável a alguns passos. Não se faz mais necessário o sacrifício do deslocamento de quilômetros para buscar água para fazer um café, cozinhar e beber.

Isso é o chamamos de descentralização e democratização da água. Em vez de grandes açudes, muitas vezes construídos em terras particulares, as cisternas estocam um volume de água para uso de cada família. A grande conquista destas famílias é que elas passam de dependentes a gestoras de sua própria água.

Assim, o P1MC possibilita inúmeros avanços não só para as famílias, mas para as comunidades rurais como um todo, como o aumento da frequência escolar, a diminuição da incidência de doenças em virtude do consumo de água contaminada e a diminuição da sobrecarga de trabalho das mulheres nas atividades domésticas.

O P1MC possibilita inúmeros avanços não só para as famílias, mas para as comunidades rurais como um todo, como o aumento da frequência escolar, a diminuição da incidência de doenças em virtude do consumo de água contaminada e a diminuição da sobrecarga de trabalho das mulheres
Com o P1MC, muitas comunidades rurais vêm passando por uma transformação mais profunda e estruturante. Com a passagem do programa na localidade, ficam os ensinamentos de que, reunidos e organizados, é mais garantido conquistar direitos violados. Assim, através do estímulo à organização comunitária, a conquista da cidadania vai se tornando realidade.

Desse jeito, o povo do Semiárido vai mudando sua história ao construir, com seu próprio suor, labor e alegria, uma nova história. Uma história escrita a partir do reconhecimento de sua capacidade de luta e defesa de seus direitos, sejam eles o acesso à água, a uma educação contextualizada e de qualidade, ao crédito, à preservação das sementes crioulas, ao direito de se comunicar, entre tantos outros.
  


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.